sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Saudade - Sentimento Triste ou Não tão triste?

Há quem diga que a saudade é algo português, algo muito nosso...

A saudade é sentir falta de algo, é sentir-se vazio de alguma forma, é sentir-se melancólico sem a luz de algo ou alguém.

O sentimento de saudade como qualquer outro tem vários níveis, tanto na intensidade como na forma; mas responde sempre ao mesmo pressuposto... o sentir amor a algo ou alguém; pois só sentimos falta do que gostamos.

Saudade é das mais belas palavras portuguesas que, no entanto, descreve algo triste.

Não nos devemos esquecer que o pressuposto da saudade foi algo bom, ou seja, o sentir amor por algo ou alguém.

Concluíndo: A saudade só existe porque algo de bom invadiu os nossos sentimentos.

2 comentários:

  1. Saudade by Wikipédia: [Saudade- é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
    Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.]

    Só há saudade do que já passou! Se sentimos saudade é porque já não conseguimos "ver" ou falar com alguém ou algo, ou seja... já passou!
    Por esta razão acho que a saudade é um sentimento triste, mas poderá não ser tã otriste porque o que assou foi algo de bom!!!

    ResponderEliminar
  2. "Saudade não significa que estamos longe mas sim que um dia estivemos perto!!

    ...por isso há que olhar com carinho para o que nos deixa saudade e pensar que é essa saudade que nos ilumina o futuro...

    ResponderEliminar