segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Centopeia

Há dias vi uma centopeia de pernas para o ar... ela debatia-se arduamente movimentando aquelas cem pernas numa tentativa inútil de se mover.

É fácil perceber que o bichinho mesmo com as cem pernas por vezes pode ficar privado de caminhar.

Encontrei neste exemplo, o retrato da nossa liberdade... ou seja:

Apesar de termos as ferramentas para conseguirmos a tal liberdade; nunca iremos usá-las na sua plenitude, pois um dia também estaremos como a centopeia, de pernas para o ar incapazes de alterar seja o que for.

3 comentários:

  1. Tal como a centopeia que se continuava a debater, mesmo que inutilmente, para se mover, também nós devemos sempre lutar para que atingirmos o que queremos sem nunca desistir.

    Um dia, ao fim de uma grande batalha a centopeia será capaz de se voltar a mover e com isso ser livre, mesmo que na sua luta tenha perdido metade das suas pernas...

    Por isso, mesmo que usemos limitadamente as ferramentas que temos quando estivermos de "pernas para o ar", temos é de acreditar que caso tenhamos que "cortar uma asa", iremos continuar a "voar"!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. concordo no essencial, no entanto refiro-me à forma como trilhamos os nossos caminhos durante a vida. Claro que devemos sempre lutar e acima de tudo quando estamos de pernas para o ar.

    Beijoka

    ResponderEliminar
  3. Não há forma de alterar o passado. Trilhamos os caminhos da nossa existência, sempre condicionados.
    No entanto, há que saber viver e explorar o presente intensamente, independentemente de termos as tais "ferramentas" ou não.
    A nossa liberdade está e estará sempre limitada, consciente ou inconscientemente. Imune ou não ao discernimento alheio.
    A liberdade sendo utópica e pragmática, não deverá ser a causa para a nossa falta de perseverança (referente à analogia da centopeia).
    Mas assim como esta, há quem nunca consiga levantar-se...

    ResponderEliminar